28,5 mil toneladas a menos de sódio na mesa do brasileiro. Nossa saúde agradece!

  Postado em   por   Sem comentários

Hoje pela manhã assisti  uma notícia que me trouxe alegria, esperança e alívio!

O Ministério da Saúde anunciou que a indústria de alimentos vai fazer novas mudanças na composição dos produtos num acordo para reduzir a quantidade de sódio da mesa dos brasileiros. A meta é retirar um total de 28,5 mil toneladas da substância dos alimentos industrializados até 2020.

Um avanço e tanto para nossa saúde. A quantidade de sódio a que estamos expostos é preocupante, e até sem saber o brasileiro consome me media 3 vezes mais que a quantidade indicada para o consumo diário. 73% desse volume vem dos industrializados.

O acordo de cooperação junto à Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos cumpre algumas etapas ao longo dos anos. De 2011 para cá já demos um grande passo.  14 toneladas de sódio já foram retiradas de alimentos brasileiros em produtos como margarinas, cereais matinais, caldos e temperos. E até 2020, mais 28 mil toneladas serão retiradas de pães, bisnagas e massas instantâneas, reduzindo destes preparos não apenas no sal, mas principalmente os estabilizantes e acentuadores de sabor.

Em casa, podemos fazer o mesmo exercício, mudando alguns hábitos como o uso de temperos prontos  e substituindo ingredientes, como o sal comum pelo sal de ervas.

Veja abaixo algumas dicas muito saborosas que podem te ajudar nessas trocas saudáveis com menos sódio!

 

Sal de ervas caseiro

molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

 

Caldo de carne caseiro

caldo caseiro de legumes

Caldo de legumes caseiro

 

** Este post tem caráter informativo. 

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

contato@semculpanenhuma.com

Foto: Shutter Stock

Fonte: G1

 

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Post, Post Blog

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *