Ameixa: santo remédio contra a prisão de ventre

  Postado em   por   1 comentário

Só quem tem sabe o quanto a prisão de ventre é sofrida e desconfortável. Ela acontece quando os movimentos do intestino se tornam menos frequentes e exigem um esforço muito grande na hora de evacuar, normalmente associado a uma sensação de cólica e desconforto.

Também conhecida como constipação, ela é causada por diversos fatores: físicos, neurológicos, musculares, hormonais. Mas com certeza os hábitos alimentares e estilo de vida também podem causar a prisão de ventre. Um estudo feito na Universidade de Chungbuk, na Coreia, apontou que determinados tipos de alimentos com grande concentração de fibras podem ajudar a aumentar o bolo intestinal e alimentar as bactérias benéficas que auxiliam a melhora da evacuação.

Dentre estes alimentos, se destaca a ameixa, pois além ser riquíssima em fibras, tem uma substância chamada de sorbitol, um laxante natural que facilita a eliminação das fezes. E de quebra ela aumenta a sensação de saciedade auxiliando a perda de peso.

A fruta pode ser consumida pura, batida com outras frutas, em forma de farinha ou em pasta.

Veja abaixo receitas:

Água de ameixa

Deixe três ameixas secas de molho em um copo (200 ml) de água na geladeira durante uma noite.Na manhã seguinte, coma as frutas e beba a água gelada.

Suco de ameixa

Bata no liquidificador 5 ameixas,  1 laranja, 1 copo de água mineral, 2 colheres de sopa de semente de linhaça, 1 fatia média de mamão.

 

Pasta de ameixa

Deixe 1 xícara de ameixas de molho na geladeira de um dia para o outro. Retire as sementes e esmague até virar uma pasta. Coma 2 colheres por dia.

 

Smothie de ameixa

Coloque 12 ameixas sem caroço no liquidificador e bata com 2 pedaços médios de mamão e ½ copo de iogurte natural.

 

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições alimentares específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

contato@semculpanenhuma.com

Foto: Shutter Stock

Fonte: Dieta Já

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Post, Post Blog

1 comentário

  1. Fernando disse:

    Engraçado que meu pai gosta muito de ameixa, mas eu não sou fã, apesar de saber que faz muito bem pra saúde hehe
    Vou mostrar essa receita pra ela 🙂

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE - 19/10/2017
PUBLICIDADE - 19/10/2017