Frutas no cardápio, saúde pra você

  Postado em   por   Sem comentários

Já ouviu aquela expressão “é melhor prevenir que remediar”? Pois é. Variar na combinação de frutas é uma ótima medida preventiva para diversos tipos de doenças. Além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, as frutas são fontes de fibras, que aumentam a saciedade e ajudam a absorver açúcar e gordura, prevenindo o aumento de colesterol e glicose no sangue. Além disso, alimentam a flora intestinal, responsável por nos proteger de diversos tipos de bactérias.

Mas para obter todos os benefícios, recomenda-se o consumo de pelo menos 5 tipos diferentes de frutas por dia. Alguns estudos científicos apontam que este hábito ajuda a prevenir doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Além das diversas opções de frutas in natura,  frutas secas e oleaginosas também podem entrar na conta.

As frutas secas, ao serem desidratadas, perdem água e algumas vitaminas, mas ainda sim são ricas em fibras e sais minerais. E as castanhas, são ricas em selênio e gorduras naturais que fazem bem à saúde.

Mas se você vive na correria, opte por sucos. Ainda que o processamento diminua as fibras, é melhor consumi-las que privar-se dos benefícios delas. Neste caso, faça combinações de pelo menos 2 ou 3 tipos de frutas, e não adoce nem coe.

 

Veja abaixo algumas opções de frutas para agradar a todos os paladares e de quebra, contribuir para a sua saúde:

Açaí: fruta tipicamente brasileira reforçada de nutrientes e propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.

Banana: rica em ferro e potássio, a fruta evita anemia, cãibras e fadiga muscular. Ajuda a manter a saciedade por mais tempo devido a sua grande concentração de fibras, e por ter alta concentração de vitamina B6, ativa a serotonina, auxiliando a sensação de conforto e bem estar.

Laranja: fonte de vitamina C, rica em fibras, cálcio, magnésio e potássio. Auxilia a melhora da saúde óssea, ajuda na concentraçaõ e relaxamento muscular. Age ainda como antioxidante, além de ser refrescante e deliciosa.

Limão: com baixas calorias e alto poder desintoxicante, esta fruta, que é considerada um alimento funcional, ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do corpo, melhorando a imunidade e bem estar.

Maçã: rica em fibras, ajuda a reduzir o colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Ajuda a regular o intestino e eliminar impurezas, devido aos componentes antioxidantes.

Mamão: ajuda o bom funcionamento do intestino, acelera a cicatrização e age contra a azia e má digestão.

Morango: rica em compostos antioxidantes, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e arteriosclerose. Tem efeito diurético, auxiliando a prevenção da retenção de líquidos.

Uva: possui ação anti-inflamatória, auxilia o controle do colesterol diminuindo riscos de doenças cardiovasculares. Sua casca é rica em antioxidantes, principalmente nas uvas mais escuras.

 

*Foto: Shutterstock /Fonte: Editora alto Astral

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições alimentares específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

 

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

Contato: contato@semculpanenhuma.com

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Post, Post BlogTags: , ,

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE - 23/09/2017