Kefir

  Postado em   por   Sem comentários

Minha irmã passou as férias de julho comigo. Ela voltou para São Paulo e deixou, além de saudade, uma colônia de kefir que será cultivada com carinho.

Pra quem não conhece, kefir é uma colônia de micro-organismos composta por lactobacilos e leveduras que produzem uma bebida probiótica a partir da fermentação de algum líquido, como água ou leite.

Como é um alimento vivo, ele precisa ser alimentado.  O kefir fermentado por água é alimentado por açúcar. Já o de leite, é alimentado pelo açúcar do próprio leite.

Com a colônia que minha irmã deixou, preparei o meu kefir, a base de leite. Adorei!  Para fazê-lo, coloquei duas colheres de sopa de grãos de kefir em um pote limpo de vidro e acrescentei 500 ml de leite integral no pote. Cobri com um tecido de algodão e deixei fermentando por 8 horas. Depois foi só coar e estava pronto pra uso. Ele tem uma sabor mais forte e uma textura similar à do iogurte, sendo ótimo para ser tomado puro ou usado em smoothies ou com frutas. Seus benefícios para a saúde são inúmeros, devido a grande quantidade de bactérias benéficas, que equilibram a flora intestinal e reforçam os mecanismos de defesa do nosso corpo.

 

Veja alguns dos benefícios:

–  Aumenta a resistência à infecções e inflamações

– Fortalece o sistema imunológico

– Restabelece e equilibra a flora intestinal ao eliminar as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumentar a população bacteriana benéfica.

– Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de constipação quanto diarreia,

– Reduz os gases e melhora de uma maneira geral todo o sistema digestivo.

– Tem efeito de “limpeza” em todo o corpo

– Diminui o colesterol LDL

 

Como obter o kefir?

Normalmente o kefir não é encontrado para venda, e a tradição indica que deve ser feita a doação dos grãos (ou colônia) de Kefir. Por isso ele é tão especial.

Se você se interessou, no site da Flavia, do Lactose não, tem um post completo e bem explicadinho sobre o kefir, incluindo uma lista de grupos no facebook que fazem doação.  Dê uma olhada aqui.

 

 

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições alimentares específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

contato@semculpanenhuma.com

Fonte: Lactose Não

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Post Blog

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE - 11/12/2017
PUBLICIDADE - 11/12/2017