O poder do farelo de aveia

  Postado em   por   Sem comentários

Considerada um alimento funcional com componentes capazes de reduzir riscos de doenças, como a diabetes, a aveia ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue e favorece muito a perda de peso. É um dos cereais mais nutritivos, rica em ferro, proteínas e vitaminas, fonte de carboidratos com altas quantidades de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a controlar o colesterol e a diminuir a absorção do açúcar e gordura do nosso intestino e prolongam a saciedade. Segundo pesquisas, seu consumo também é bom para a renovação dos tecidos da pele.

 

Existem diferentes formas de uso para este cereal, podendo ser em grãos, em flocos, em forma de farinha ou farelo. De acordo com a nutróloga Paula Cabral, o farelo é a que mais proporciona benefícios para quem quer emagrecer, porque por ser adquirido na parte externa do grão da aveia, é a versão que mais concentra fibras solúveis, que ajudam a reduzir a absorção de açúcar no sangue, diminuir o mau colesterol e as gorduras do intestino, ajudando assim o emagrecimento. As fibras estimulam ainda o crescimento da flora intestinal, favorecendo o melhor funcionamento do intestino.

 

Cada 100 gr do farelo de aveia equivalem a aproximadamente 240 calorias. É um alimento calórico, mas é um alimento do bem que devemos consumir pensando no valor nutricional e não no valor calórico que ele nos proporciona.

 

O consumo deve ser moderado, e pode ser feito com frutas e sucos, com iogurte, ou misturado a outros ingredientes no preparo dos alimentos.

 

Restrições: A aveia não contém glúten, mas costuma ser moída no mesmo maquinário de cereais com glúten ou transportada em recipientes que tiveram contato com ele. Por isso, ela pode conter traços de glúten e deve ser evitada por quem possui restrições alimentares a este componente. Mas existem opções de aveia sem glúten disponíveis no mercado. Olhe sempre o rótulo!

 

Veja aqui algumas receitas preparadas com o farelo de aveia:

Rocambole de carne moída

Farofa light

Biscoito de canela

Pão de aveia

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Post Blog

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE - 11/12/2017
PUBLICIDADE - 11/12/2017