Os superpoderes do limão

  Postado em   por   Sem comentários

O limão está em alta e virou o novo queridinho das dietas. Não é para menos, azedinho e refrescante, pode ser usado em sucos , sobremesas e temperos. Considerado um alimento funcional, o limão é rico em vitaminas, sais minerais e flavonoides,  ajuda a fortalecer a imunidade, a controlar o colesterol e a pressão arterial e ainda é um anti-inflamatório natural. E além de conter baixas calorias , possui um alto poder antioxidante que ajuda a retirar as impurezas do corpo melhorando a saúde o bem estar geral.

Descubra abaixo alguns dos superpoderes do limão!

Desintoxica o fígado
O limão possui baixas calorias e é rico em antioxidadantes, que ajudam a retirar as toxinas que adquirimos diariamente. Essas toxinas vêm dos alimentos, remédios, poluição, tabagismo e alguns cosméticos, e acabam sobrecarregando o nosso fígado. O poder cítrico do limão ajuda a limpá-lo.

Melhora a imunidade
O limão tem altas quantidades de vitamina C, e atua como um poderoso antioxidante natural expulsando os radicais livres. Por ser muito ácido, ao entrar no organismo ele torna o sangue mais alcalino e por isso mais resistente à doenças. O açúcar tem o efeito oposto. Por isso, não é recomendado adoçar esta mistura.

Ajuda na digestão
O limão limpa o intestino e aumenta os movimentos do órgão, ajudando no processo de desintoxicação e digestão. O limão pode ajudar o organismo a se equilibrar e melhorar sintomas de má digestão.

Auxilia a perda de peso
O limão é adstringente, e contém propriedades lipolítcas, ou seja, é capaz de acelerar a queima de gordura e evitar depósito de nova células adiposas, além de ajudar a desintoxicar o sangue do excesso de gordura. O limão funciona também como um diurético natural, que ajuda na redução da pressão arterial e retenção de líquidos.

Ajuda a controlar a pressão
As propriedades antioxidantes e alcalinizantes do limão permitem que a fruta limpe o sangue e proteja as veias e artérias, ajudando a controlar o colesterol, reforçar a paredes dos vasos sanguíneos, aumentar a elasticidade das artérias prevenindo a coagulação excessiva do sangue. Com o sangue circulando mais livre, o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares diminui.

Por estas e outras eu tenho o hábito diário de tomar o suco de 1/2 limão com 150 ml de água. Essa mistura (sem açúcar!) é benéfica a qualquer hora do dia: pela manhã, ainda em jejum, ou até 15 minutos antes da refeição, por conta das substâncias que melhoram a digestão.

*Foto: Shutterstock / Fonte: Alimentos Poderosos – Editora Alto Astral

 

 

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições alimentares específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

Contato: contato@semculpanenhuma.com

 

 

Gostou? Compartilhe!

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE - 25/11/2017
PUBLICIDADE - 25/11/2017