Categoria: Molhos e temperos

Molho de tomate tipo barbecue

Aprenda a fazer um molho de tomate tipo barbecue light, fácil e muito saboroso com propriedades termogênicas que auxiliam a aceleração do metabolismo.

  By Sabrina Ravagnani

Molho Bolonhesa Caseiro

Os molhos industrializados são cheios de conservantes e sódio. Fazendo em casa o seu próprio molho, além de mais saboroso, você tem um  alimento muito mais saudável.

Este molho bolonhesa caseiro é feito de forma rápida e prática, utilizando tomate pelado, aquele que vem em lata e contém na sua composição apenas tomate (mas cheque as embalagens, alguns adicionam conservantes).

  By Sabrina Ravagnani

Molho Oriental

Para a sua salada não ficar sempre como mesmo sabor, o segredo é variar no molho. Este tem um toque oriental, e mistura o salgado do shoyo com uma pitada doce e o sabor do gergelim. Além de muito saboroso, é de fácil preparo.

  By Sabrina Ravagnani

requeijao vegano

Requeijão vegano de inhame

Recentemente uma aluna me pediu ideias sem leite de para fazer requeijão, mas como eu não conhecia muitas opções,  comecei a pesquisar receitas veganas para ajudá-la. Foi aí que encontrei o site Vegetariamo que tem várias receitas bacanas, incluindo esta de requeijão vegano de inhame. Resolvi testar fazendo algumas adaptações e gostei.

Fica cremoso, com uma textura ótima para comer com torradas ou no sanduíche.

  By Sabrina Ravagnani

Patê light de beterraba

Se você gosta de beterraba, vai adorar este patê: saboroso, saudável e fácil de fazer. Ótimo para servir como acompanhamento de pães e torradas.

  By Sabrina Ravagnani

Homus de grão de bico

Homus ou húmus é um alimento típico do mundo árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e tahine (pasta de gergelim). Além de muito saboroso e fácil de fazer, é saudável e super nutritivo. Perfeito para acompanhar um pão sírio ou torradinhas com cebola, quibes ou saladas. Eu amo!

  By Sabrina Ravagnani

chutney de tomate

Chutney de tomate

Um dia desses meu marido comentou que tinha comido um chutney de tomate que ele tinha adorado e me perguntou se eu sabia fazer. Nunca tinho feito, mas dei uma pesquisada em receitas na internet, juntei umas coisas aqui e ali e o resultado me supreendeu. Uma delícia para acompanhar um pão quentinho ou com qualquer tipo de carne.

  By Sabrina Ravagnani

molho pesto light

Molho pesto light

Das minhas lembranças da época em que morei na Itália, o molho pesto é uma das que mais gosto.
Originário da região de Gênova, o molho pesto é feito tradicionalmente com folhas de manjericão, alho, pinoles, queijo parmesão ou pecorino e (muito) azeite extra virgem.
Essa versão mais leve usa uma menor quantidade de azeite, substitui o pinole por amêndoas e não deixa a desejar em nada no sabor.

  By Sabrina Ravagnani

molho de iogurte light

Molho de iogurte light com manjericão e hortelã

Nos dias quentes, a pedida é comer uma saladinha com um molho refrescante.
Pro jantar de hoje fui de salada, com um molhinho e iogurte, hortelã e manjericão bem levinho
pra acompanhar!

  By Sabrina Ravagnani

manteiga de azeite

Manteiga de azeite

Vocês sabiam que o azeite extravirgem de oliva, além de ser delicioso, é uma das gorduras mais saudáveis que existem? Ele é rico em vitamina E, combate os radicais livres e também tem a capacidade de reduzir o colesterol ruim.
Hoje eu trouxe uma receita de manteiga feita de azeite.
Uma opção muito saborosa e mais saudável que a manteiga comum para acompanhar o pãozinho no café da manhã.

  By Sabrina Ravagnani

molho rápido de tomate

Molho rápido de tomate

Molho de tomate é uma delícia, né? Vai bem com uma boa massa, e é base para uma infinidade de receitas gostosas. Eu amo!
Mas se você olhar o rótulo de um molho de tomate industrializado vai ver que na sua composição contém cloreto de sódio,açúcar, amido, glutamato monossódico,aromatizante de alho e aromatizante de cebola.
Um monte de coisas que a gente não precisa, certo?
Por isso, a melhor opção é sempre o molho caseiro. Muito mais saboroso, além de ter menos sódio e ser muito mais saudável.
Mas quando não dá tempo de fazer o molho caseiro, eu tenho um plano b: uso o pomodoro pelatti batido.
O pomodoro pelati, (ou tomate pelado) nada mais é do que tomate sem casca coberto com suco de tomate, em lata. É um produto natural, sem conservantes, vendido em qualquer supermercado (normalmente fica próximo aos molhos de tomate e enlatados). Na sua composição contém apenas tomate e suco de tomate (algumas marcas adicionam regulador de acidez, mas é possível encontrar sem), o que por si só já indica ser melhor para o nosso consumo.

  By Sabrina Ravagnani

molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

Molho de tomate é curinga em qualquer cozinha.
Com ele fazemos um monte de receitas deliciosas.
Mas o molho de tomate industrial é cheio de sódio e conservantes químicos. Por isso eu prefiro sempre fazer o molho caseiro, que além de mais saboroso, é muito mais saudável.

  By Sabrina Ravagnani