Iogurte caseiro light

  By Sabrina Ravagnani  

julho 16, 2016

Hoje no café da manhã experimentei o iogurte grego que eu mesma fiz. Já tinha visto várias receitas mas nunca tinha tentando fazer.
Apesar de fácil, o processo é demorado, mas fazer nosso próprio iogurte de forma artesanal e ver o resultado dar certo é uma experiência muito gratificante! E fica uma delícia! Adorei!

Ingredients

2 litros de leite desnatado

1 pote de iogurte 0% de gordura

1 pitada de essência de baunilha

Directions

1Leve 1 litro de leite ao fogo até que comece a levantar bolinhas na lateral na panela, antes de ferver. Reserve e deixe amornar a ponto que colocando o dedo, consiga manter por 10 segundos sem queimar.

2 Em um recipiente à parte adicione o iogurte e o outro litro de leite em temperatura ambiente. Misture bem (não deve conter grumos, a mistura deve ser lisa e bem dissolvida). Em seguida, adicione o restante do leite aquecido. Misture bem até dissolver completamente.

3 Coloque em um recipiente com tampa, cubra o recipiente com algum tecido que aqueça (pano ou manta) e deixe descansar por 12 horas em algum ambiente fechado, sem refrigerar. Após as 12 horas, o iogurte estará pronto. Se preferir uma consistência mais grossinha, como o iogurte grego, coloque sobre uma vasilha, uma peneira forrada com um tecido de algodão, despeje o iogurte e deixe em geladeira por pelo menos 6 horas. Ele vai soltar todo o soro e sobrará no pano apenas o iogurte na consistência do grego.

4 Acrescente a baunilha (opcional) e adoce a gosto (adoçante, mel, agave, açúcar...o que preferir). Mexa bem e sirva. Uma delicia!!

00:00
Gostou? Compartilhe!

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *