Caldo caseiro: mais saudável e muito mais saboroso.

  Postado em   por   1 comentário

 

Uma das coisas mais importantes que eu aprendi no meu curso técnico de gastronomia é que o segredo para fazer uma boa receita está nos ingredientes de base, que estruturam todo o sabor do prato.

Às vezes a gente vai em um restaurante e come um prato delicioso e fica se perguntando: como eles fazem isso ser tão gostoso?
Acreditem, na grande maioria das vezes são os caldos (ou fundos) que fazem a diferença.

Um caldo ou fundo é o líquido resultante da cocção de legumes, cascas, ossos ou pedaços de carnes, ervas aromáticas e ao que na gastronomia se chama de “mirepoix”, que nada mais é que uma mistura de aipo ou salsão, cenoura e cebola picadinhos.

Aprenda a fazer um caldo de carne  que serve como base para diversos tipos de molhos ou risotos. E depois de experimentar vocês vão querer esquecer os caldos prontos. Porque o feito em casa, além de muito mais saboroso é infinitamente mais saudável, porque não leva sal (acreditem, não precisa!) e não tem na sua composição um monte de ingredientes com nomes esquisitos e cheios de sódio. Veja AQUI um post onde falo um pouco dos malefícios do caldo pronto.

Aprenda a fazer:

Caldo de carne

 

Caldo de legumes

 

Quem escreve

Sabrina Ravagnani. Publicitária apaixonada por gastronomia, com formação técnica em cozinha profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas. Criou o Sem Culpa Nenhuma após passar por um processo de reeducação alimentar que mudou de forma definitiva a sua relação com a comida e mostrou um novo mundo de possibilidades, saúde e sabor que merece ser compartilhado.

Contato: contato@semculpanenhuma.com

Gostou? Compartilhe!
Categorias: Uncategorized

1 comentário

  1. Mariana disse:

    ótimas receitas.

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *