G-GH2C2H79Y8

Gengibre, a raiz poderosa

gengibre
Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

O gengibre faz bem?

O gengibre é uma raiz poderosa, não só por seus valores medicinais, mas também no preparo de alimentos.

No campo medicinal, pode aliviar sintomas de algumas doenças comuns e ajudar o corpo a eliminar os radicais livres, atuando como  tônico cardíaco, protetor do fígado, antitrombótico, antibacteriano, antioxidante, analgésico e anti-inflamatório, além de acalmar a tosse, e ajudar a diurese.

Na gastronomia, é responsável por um sabor único que potencializa qualquer preparo por ser um tempero fino e sofisticado.

Veja abaixo alguns benefícios naturais que ele proporciona e aprenda a fazer um super chá para turbinar seu organismo!

Ajuda na digestão.  Gengibre é anti-inflamatório e ajuda a aliviar náuseas e combater a dor de estômago.

Desintoxica o organismo. Gengibre pode ajudar a eliminar os radicais livres, o que dá ao seu fígado uma ajuda roda na hora de desintoxicar seu organismo.

Combate enjôos. Se você está em um carro, barco ou avião, e tende a se sentir enjoado, comer um pouco de gengibre, saborear um tónico gengibre, ou mastigar um pouco de gengibre cristalizado com certeza vai aliviar este sintoma. Aposte nisso!

Alivia dores musculares. Isso inclui cólicas menstruais, também! Ou prevenir a dor muscular tardia e aquela dor pós-treino. A dica é colocar um pouco de gengibre na sua água quando você for treinar.

Ajuda na dor de garganta. Sentindo a dor de garganta chegar?! Já separe o gengibre pois ele é como um calmante para a sua garganta. Prepare seu chá de gengibre quente!

Ajuda no emagrecimento
O gengibre é um alimento termogênico. Isso significa que é antioxidante, ou seja, combate radicais livres, aumenta a velocidade das reações químicas (metabolismo basal) e a temperatura corporal. Pesquisas realizadas na China e na Grã-Bretanha indicam que o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%, aumentando a queima de calorias. Isto é, o gengibre é um excelente coadjuvante no emagrecimento.

Fixa cálcio aos ossos 
Cada 100 g de gengibre possui 157 mg de magnésio, que é considerado o mineral do músculo, relaxante muscular e estimulante na formação de novas células. O magnésio é indispensável na fixação de cálcio nos ossos.

Uso moderado
Mas atenção! O gengibre deve ser usado sempre moderadamente, pois excesso pode irritar a mucosa do estômago. Se recomenda o consumo até 10 g de raiz fresca de gengibre ou, a metade desta quantidade, se for em pó. Em caso de dúvida, consulte um especialista.

 

Foto: Shutter Stock

Fonte: Dieta Já / Wepi

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!